Com a crescente competitividade no setor de Tecnologia da Informação (TI), as empresas estão cada vez mais investindo em estratégias de marketing digital para se diferenciar e alcançar mais clientes em potencial.
Neste artigo, abordarei quatro iniciativas de marketing importantes para empresas de TI: produção de conteúdo, mídia paga, Social Selling no LinkedIn e marketing baseado em contas (ABM).
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é um pilar de qualquer boa estratégia de marketing, e isso vale para o setor de Tecnologia.
Produzir conteúdo de alta qualidade e relevante para seu público-alvo, seja em formatos de artigos, e-books, vídeos, infográficos ou casos de sucesso, é importante pelas seguintes razões:
- Posiciona sua empresa como especialista e aumenta a autoridade dela dentro do seu setor;
- Dá maior visibilidade para seus produtos, serviços e para qualquer notícia e iniciativa da sua organização;
- Educa seus clientes em potencial sobre o tema sendo tratado no conteúdo;
- Posiciona seu site para motores de busca como o Google, trazendo tráfego orgânico e qualificado;
- Serve como base de uma estratégia de marketing, podendo ser usado em conjunto com diversas outras estratégias, como Inbound, tráfego pago e ABM.
É importante considerar que o Marketing de Conteúdo é uma iniciativa que leva tempo, e requer investimento contínuo, não adianta produzir dois artigos e alguns conteúdos para redes sociais, é necessário um esforço constante para obter resultados.
Ainda assim, atualmente no Brasil são uma minoria as empresas que investem em produção de conteúdo. É exatamente por isso que a estratégia é altamente eficaz, desde que implementada de forma estratégica.
Além de ser uma abordagem acessível, ela proporciona uma maneira envolvente de se comunicar, atraindo um público maior de leitores e potenciais clientes.
Portanto, na próxima vez que bolar a estratégia de marketing de sua empresa, considere incluir essa estratégia.
Mídia paga
A Mídia paga ou tráfego pago é uma estratégia eficaz de marketing digital para alcançar uma audiência mais ampla, expandir o alcance e aumentar a geração de leads.
O principal objetivo da maioria das empresas que investem em tráfego pago é a geração de leads qualificados, por se tratar de uma forma consistente de trazer interessados que já passaram por um processo de segmentação.
Mas o uso de anúncios pagos pode também ser uma maneira eficaz de aumentar a exposição e reconhecimento da sua marca.
Existem várias plataformas de mídia paga disponíveis, e as mais utilizadas por empresas de TI #B2B são o Google Ads, LinkedIn Ads e Meta Ads, cada uma com seus próprios benefícios e desvantagens.
Minha experiência com a mídia paga mostra que os anúncios são uma ferramenta complementar importante para o setor de Tecnologia.
Sendo mais efetivos quando utilizados de forma estratégica para complementar outras abordagens que facilitem o processo de vendas normalmente consultivo do setor.
Acredito que o uso assertivo da mídia paga para empresas B2B é uma ótima forma para empresas aparecerem para clientes em potencial, principalmente aqueles ainda no início do funil de vendas.
O importante é não depender de apenas um canal para aquisição de novas oportunidades, principalmente a mídia paga, que não traz a previsibilidade de receita que uma abordagem Outbound ou ABM oferecem.
Social Selling no LinkedIn para executivos
O #LinkedIn é uma rede social fundamental para qualquer empresa que deseje ser bem-sucedida em seus esforços de comunicação.
A rede social está em 6.º em quantidade de usuários no Brasil, tendo 63 milhões de usuários, e conta com fortíssima presença de profissionais de Tecnologia.
Com isso em mente, é importante investir em uma estratégia de social selling para executivos no LinkedIn. Isso envolve diversas atividades que buscam posicionar executivos dentro da plataforma, entre elas:
- Otimização de perfil;
- Criação de conteúdo personalizado;
- Engajamento dentro o LinkedIn com outros profissionais;
- Busca ativa de contatos relevantes para serem adicionados na rede.
Empresas que apostam nessa abordagem posicionam seus principais executivos como autoridades, o que gera muito mais engajamento e oportunidades de negócio do que utilizar somente as redes sociais empresariais.
Marketing baseado em contas (ABM)
Ainda uma novidade no Brasil, apenas 10% das empresas de tecnologia possuem um programa de marketing baseado em contas (ABM).
Essa é uma estratégia que visa direcionar atividades de marketing e vendas para contas específicas com alta probabilidade de se tornarem clientes em potencial.
Em vez de focar em uma ampla gama de empresas, você investe seus esforços em contas de alto valor e adapta sua estratégia de marketing para atender às necessidades específicas de cada uma delas.
Com o uso de mensagens e conteúdo altamente personalizados para cada conta-alvo, aumenta muito a relevância da mensagem que sua empresa quer transmitir, e o resultado é maior taxa de conversão, já que os leads se sentem compreendidos e atendidos em suas necessidades específicas.
TL;DR
A concorrência para empresas de Tecnologia está cada vez maior, o coloca ainda mais pressão sobre as áreas comercial e de marketing para geração de oportunidades de negócio.
Nesse artigo, abordo 4 estratégias eficazes para empresas de TI se destacarem e se conectarem de forma mais direcionada e significativa com seus clientes e parceiros de negócio.
#B2B #Marketing #Estratégia