Os fatores de ranqueamento do Google vazaram, o que podemos aprender e aplicar na estratégia de SEO?

Um dos segredos mais bem guardados do Google é como funciona seu mecanismo de busca. 

Isso é algo com implicações enormes para diversas áreas do Marketing. Afinal, afeta anúncios pagos, SEO (otimização para motores de busca) e produção de conteúdo.

Uma analogia interessante que pensei é: a fórmula exata da Coca-Cola, guardada a sete chaves, definitivamente um dos bens mais preciosos da marca. O mesmo vale para as “engrenagens” da pesquisa do Google… Não é algo que a companhia quer tornar público.

Muitos blogs, sites e negócios baseiam toda sua estratégia de atração de demanda em produção de conteúdo e SEO.

E é claro que o vazamento de documentação do próprio Google sobre os principais fatores de ranqueamento iria levantar muitas sobrancelhas… Afinal, o SEO é uma indústria bilionária

Acho interessante que muitas das declarações do Google sobre os fatores de ranqueamento e priorização da SERP (Página de resultados do mecanismo de pesquisa) se mostraram não ser 100% verdadeiras, principalmente em relação à importância de links externos e à “qualidade” dos cliques.

De onde veio esse vazamento?

Um profissional chamado Erfan Azimi foi o primeiro a compartilhar o vazamento de um documento interno da API do Google.

Tudo indica que não foi um hack ou vazamento intencional, mas um erro de alguém do próprio Google (esse provavelmente não trabalha mais lá…🤦‍♂️), que deixou a visibilidade do arquivo pública ao invés de privada a todos.

O Google até já confirmou que os documentos são reais.

Incrível que até o Google comete vacilos de segurança e compliance desse nível, mas aqui estamos. Aconteceu, e o mundo do SEO só fala disso nas últimas semanas.

As principais revelações

A documentação é gigantesca e muito está sendo debatido na comunidade de SEO sobre seus impactos, mas alguns detalhes do sistema de ranqueamento da pesquisa do Google já podemos entender melhor, entre eles:

  • O Google negou isso muitas vezes, mas está claro pelo vazamento que o algoritmo se baseia muito em dados de cliques. Ele mede os cliques ruins (pouco tempo na página), os cliques bons (engajamento na página, alto tempo na página), o número de cliques, os últimos cliques mais longos e as impressões em todo o site;
  • Outra confirmação meio óbvia (talvez injusta) é a importância da métrica de autoridade de um domínio, que faz com que sites maiores e conhecidos aparecem muito mais que pequenos blogs;
  • O Google possui uma forma de determinar o “esforço” das páginas de artigos. Aparentemente, ferramentas, imagens, vídeos, informações exclusivas e profundidade de informações são formas de obter uma pontuação alta em “esforço”;
  • Domínios também são ranqueados com base no quão focados num tema e nichados são seus conteúdos. Aqui está uma chance para os pequenos negócios competirem com os grandes portais mais generalistas;
  • Aparentemente, links de páginas mais recentes são priorizados em relação aos links inseridos em conteúdo mais antigo, isso bate com a preferência humana por conteúdo atualizado;
  • Quando um site ou portal de conteúdo entra para a lista de fontes “confiáveis” do Google, automaticamente o método de ranqueamento empregado muda, e esses podem se livrar de muitos mais erros sem receber punições do algoritmo.

Como utilizar essas informações na sua estratégia de SEO

Estrutura de postagens

A estrutura ideal para ranquear parece ser otimizar os títulos e subtítulos em torno de perguntas e fazer com que os parágrafos sob esses respondam a essas questões de forma clara e sucinta.

Além disso, utilizar bem outros recursos como imagens, vídeos e gráficos aumenta a pontuação de “esforço”.

Reciclagem de temas

É muito importante atualizar seu conteúdo antigo. Para entender o quanto isso pesa para o seu trabalho de SEO, é preferível excluir que deixar seus artigos parados no tempo. 

Branding é a ferramenta mais importante

Ser uma fonte reconhecida é um ticket certeiro para aparecer na SERP, muito mais que usar grandes truques de SEO para manipular o algoritmo de pesquisa. Para empresas menores, a prioridade é investir em um nicho e crescer dentro dele. 

Um insight é remover/bloquear as páginas ou posts que não são topicamente relevantes ao conteúdo geral do site. 

Exemplo: seu site é um e-commerce de tênis, então um conteúdo sobre a taxa de imposto para pequenos negócios não vai te ajudar, na verdade, prejudica o ranqueamento. 

Qualidade do conteúdo

Por último, continua sendo prioridade criar conteúdo de alta qualidade e promovê-lo de maneira eficaz, isso é o ABC da produção de conteúdo e não vai mudar tão cedo.

Precisa de ajuda para a estratégia de produção de conteúdo e SEO da sua empresa? Entre em contato com a Jobin por aqui.

Yuri Gobbi

Antes de mais nada, sou um apaixonado por Marketing Digital, vendas consultivas e metodologias personalizadas e precisas ao invés das abordagens tradicionais de “copiar e colar”. Desde 2018, venho traçando minha trajetória atuando com marketing e vendas para organizações com modelo de negócios B2B e com vendas de ticket médio alto complexas. Ter sucesso e alcançar os resultados de empresas com esse perfil é minha maior especialidade e área de interesse. Também sou um amante de tecnologia e todas as suas possibilidades, e talvez por isso, sempre trabalhei dentro ou para empresas de TI e Telecom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress