Como o 5G impacta o Marketing

Já é uma tendência de anos que a área de comunicações e marketing se apoie cada vez mais no digital para atingir e interagir com o público. 

A realidade é que o marketing digital é indispensável hoje em dia, não importa o setor ou porte da organização. Os consumidores estão na internet, seja nos sites e nas redes sociais, seja em aplicativos de streaming ou em marketplaces.

Entretanto, existem alguns desafios que não só o marketing, mas a sociedade e o governo enfrentam em relação à digitalização.

A demanda por uma banda larga veloz e mais barata cresce em ritmo exponencial, mas o consumo dela não é um fenômeno igualitário. 

Um problema que ainda afeta muitos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, é a falta de acesso à internet, ou acesso precário.

Para se ter uma ideia, em 2023 36 milhões de brasileiros ainda não possuem acesso à internet. O principal motivo foi o alto custo dos serviços de banda larga no território nacional.

A chegada do 5G

Nessa busca incessante por velocidade e capacidade de banda larga, será o 5G uma forma de democratizar ainda mais o acesso à informação e trazer mais oportunidades de relacionamento com os clientes para as empresas?

A tecnologia chega a ser até 20 vezes mais rápida que o 4G, com uma capacidade de dispositivos conectados 100 vezes maior e uma qualidade de rede superior e mais confiável.

Uma grande esperança é que a medida que o 5G saia das grandes capitais para o interior do Brasil, isso sirva como o impulso que faltava para finalmente alcançar uma internet sem barreiras, além de permitir um uso mais assertivo de tecnologias emergentes, como carros autônomos e machine learning.

Como o 5G impacta o marketing

O 5G trouxe mudanças enormes em relação à forma como o marketing é feito. 

A nova norma é a criação de conteúdos cada vez mais interativos – mesmo para B2B – e as empresas que tomarem a vanguarda nessa nova onda da internet terão preferência na mente do consumidor e dos decisores dentro de empresas.

Alguns formatos de mídia que estão ganhando mais espaço são vídeos, PDF interativos, live streaming, realidade virtual e games. 

É importante entender que os dispositivos capazes de exibir conteúdo de realidade aumentada e virtual se tornarão cada vez mais comuns em 2024 e adiante.

Outro aspecto do 5G pouco comentado é como empresas e criadores de conteúdo têm acesso a uma quantidade de informações ainda maior sobre o consumidor. Uma infraestrutura de banda larga mais resiliente permite o amadurecimento do Big Data para usos rotineiros.

Isso torna o marketing ainda mais baseado em dados do que atualmente, permitindo entregar ao consumidor ofertas mais em acordo com o que ele busca, seja para o consumidor final ou em transações B2B.

Conclusão

Por fim, o foco em interatividade e a competição baseada em dados vai aumentar ainda mais a demanda por conteúdo personalizado e dinâmico. 

É aqui que entra o papel de uma agência de comunicação especializada em TI e Telecom, auxiliando a sua empresa a se comunicar efetivamente, não importando a solução, o canal ou o formato.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa.

Yuri Gobbi

Antes de mais nada, sou um apaixonado por Marketing Digital, vendas consultivas e metodologias personalizadas e precisas ao invés das abordagens tradicionais de “copiar e colar”. Desde 2018, venho traçando minha trajetória atuando com marketing e vendas para organizações com modelo de negócios B2B e com vendas de ticket médio alto complexas. Ter sucesso e alcançar os resultados de empresas com esse perfil é minha maior especialidade e área de interesse. Também sou um amante de tecnologia e todas as suas possibilidades, e talvez por isso, sempre trabalhei dentro ou para empresas de TI e Telecom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress