Como o ABM ajuda empresas B2B de porte pequeno a atingir suas metas comerciais

Já estamos quase na metade de 2024! O momento de planejar há muito passou e chegou a hora de executar. O aumento da receita é mais desafiador do que nunca para as pequenas empresas B2B (<R$ 2 milhões de receita anual) e é preciso focar em abordagens que impulsionem o crescimento da receita e promovam a tração e o sucesso acelerado da organização.

Eu converso com profissionais de marketing de muitas empresas de tecnologia, e uma coisa que sempre me questionam é se o marketing baseado em contas (ABM) funciona, visto que o mercado está tão acostumado a trabalhar com geração de leads e inbound.

A minha resposta é que sim! A estratégia demanda uma mudança de mentalidade, focando em relacionamento com contas ao invés de geração de leads, mas no médio a longo prazo o retorno sobre o investimento (ROI) é superior.

Aqui estão algumas formas com que o ABM ajuda pequenas empresas B2B a se destacar da concorrência acirrada:

  1. Mensagens Personalizadas que Captam Atenção: Com o ABM, temos o poder de ajustar mensagens e tom de voz para se conectarem diretamente com as dores e o momento de cada cliente em potencial. Utilizando dados detalhados sobre cada conta, é muito mais fácil criar mensagens que não só chamem a atenção, mas também ressoam profundamente com os desafios e necessidades específicos de cada cliente.
  2. Seleção Estratégica de Contas: Em vez de atirar para todo lado, pequenas empresas podem escolher com precisão as contas que irão prospectar. Esse foco não só economiza tempo como também aumenta a eficiência comercial.
  3. Colaboração Fortalecida entre Vendas e Marketing: O ABM é o catalisador para uma parceria inquebrável entre as equipes de vendas e marketing. Trabalhando juntas, essas equipes compartilham insights, estratégias e recursos, criando uma força unificada que aborda o cliente de maneira coesa e estratégica. Isso melhora a experiência do cliente e aumenta as chances de fechar negócios.
  4. Engajamento Via Múltiplos Canais: Ao invés de se limitar a e-mails e ligações frias, ao focar em menos contas, se torna possível usar diversos canais de comunicação. Desde mídias sociais até eventos exclusivos, o importante é adaptar-se aos hábitos e preferências de cada empresa.
  5. Decisões Guiadas por Dados: O cerne do ABM é a tomada de decisão baseada em dados concretos. Isso significa mensagens no momento certo, pelo canal certo, aumentando significativamente as chances de sucesso.

Prontos para elevar suas vendas a um novo nível com o ABM? Entre em contato com a Jobin e vamos conversar sobre como implementar essa metodologia na sua empresa.

Yuri Gobbi

Antes de mais nada, sou um apaixonado por Marketing Digital, vendas consultivas e metodologias personalizadas e precisas ao invés das abordagens tradicionais de “copiar e colar”. Desde 2018, venho traçando minha trajetória atuando com marketing e vendas para organizações com modelo de negócios B2B e com vendas de ticket médio alto complexas. Ter sucesso e alcançar os resultados de empresas com esse perfil é minha maior especialidade e área de interesse. Também sou um amante de tecnologia e todas as suas possibilidades, e talvez por isso, sempre trabalhei dentro ou para empresas de TI e Telecom.

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